.
Área: Ciências da Saúde
Modalidades: SEMESTRAL ou MODULADO
Duração: 05 a 06 Anos
Horários: Manhã, tarde ou noite
PERFIL PROFISSIONAL
Na perspectiva de atender as normas que regulamentam a profissão, bem como as diretrizes curriculares nacionais, o Enfermeiro graduado pela Faculdade CET deverá demonstrar conhecimentos técnico-científicos próprios de sua profissão, na forma de competências e habilidades gerais e específicas.
No que se refere às competências e habilidades gerais, o Enfermeiro graduado na Faculdade CET deve demonstrar capacidade nas áreas de atuação a seguir descritas.
I - Atenção à Saúde
a) Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde nos níveis individual e coletivo.
b) Analisar criticamente os problemas de saúde da sociedade e tentar solucioná-los.
c) Desenvolver as atividades de Enfermagem dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios de ética e bioética na resolução dos problemas de saúde.
II - Tomada de Decisões
a) Tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, medidas terapêuticas, equipamentos e desenvolvimento da prática com competência e habilidades para avaliar e decidir condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
III - Comunicação
a) Demonstrar habilidade na comunicação verbal e não-verbal, ser acessível e manter a confidencialidade das informações a ele apresentadas, na interação com outros profissionais de saúde e com a população em geral.
IV - Liderança
a) Liderar com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
V - Administração e Gerenciamento
a) Gerenciar e administrar a força de trabalho e os recursos físicos e materiais de informação, sendo empreendedor, gestor, empregador ou liderança de equipe de saúde.
VI - Educação permanente
a) Aprender continuamente com responsabilidade e compromisso com sua educação e de outros profissionais, estimulando o desenvolvimento profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
No referente às habilidades específicas, o egresso deve ser capaz de:
a) intervir no processo saúde-doença para contribuir na transformação da realidade social;
b) assistir em conformidade com os princípios do SUS e o Código de ética de Enfermagem;
c) prestar cuidado de Enfermagem às famílias nas diferentes fases evolutivas de seus membros, nos diversos níveis de atenção à saúde;
d) gerenciar o processo do cuidar em Enfermagem em nível individual e coletivo;
e) analisar as necessidades educativas da população e promover ações de educação em saúde, de modo a contribuir para a formação da consciência sanitária social e política da população;
f) analisar social e historicamente o processo de trabalho da Enfermagem, de modo a implementar a avaliação e capacitação da força de trabalho da Enfermagem;
g) atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
h) reconhecer-se como coordenador do trabalho da Equipe de Enfermagem;
i) planejar e implementar programas de promoção da educação em saúde;
j) identificar as necessidades individuais e coletivas, seus condicionantes e determinantes.
Com uma formação pautada na abordagem generalista, o campo de atuação do Enfermeiro formado na Faculdade CET compreende:
a) serviços de saúde pública;
b) hospitais gerais e especializados;
c) instituições de ensino;
d) instituições de pesquisa científica;
e) órgãos normativos e fiscalizadores da profissão;
f) ambulatórios;
g) consultórios de enfermagem;
h) atendimento pré-hospitalar e domiciliar;
i) creches, berçários, asilos, indústrias e outras instituições afins;
j) programas de saúde da família.
Diante de tão vasto campo de atuação, o Enfermeiro formado pela Faculdade CET poderá trabalhar como profissional autônomo, ou em conjunto com outros profissionais, no planejamento e gerência de serviços de saúde, na organização e execução da assistência de Enfermagem em diferentes processos de trabalho, na pesquisa em diferentes campos do conhecimento e no magistério em cursos de formação de Enfermeiros e outros profissionais da equipe de Enfermagem. A ênfase curricular irá, especialmente, capacitar este profissional para o trabalho no Sistema único de Saúde (SUS) e no Programa Saúde da Família (PSF).