Programa de Qualidade

A Faculdade CET é pioneira no Brasil na implantação de um programa de qualidade que teve início em 2008 e por ocasião da comemoração de 11 anos da Faculdade.  

Parte-se da premissa de que ERRAR NÃO É HUMANO. Este conceito está associado como uma nova filosofia de planejamento, ferramentas de trabalho, controle, autonomia laboral e avaliação de resultados.

Faculdade CET implantou políticas que determinaram ações para implantação e modernização do portal de serviços online web;  banco de ideias; ouvidoria; laboratório didático-pedagógico para apoio aos docentes; ambiente virtual de aprendizagem; laboratórios de ensino; convênios; serviço de apoio psicopedagógico; nivelamento para apoio às dificuldades de aprendizagem dos alunos; aulas online ao vivo; serviço de apoio pedagógico aos alunos na biblioteca; biblioteca digital online; revista científica eletrônica; capacitação de docente e colaboradores, planejamento estratégico; plano quinquenal de metas de qualidade, dentro outras ações para excelência do ensino.

Sistema Modulado de Ensino

O Sistema Modulado de Ensino está pronto para o mundo do trabalho e todas as suas exigências atuais, onde o aluno é protagonista do seu conhecimento e detentor do seu futuro. Um dos grandes diferenciais da Faculdade CET é o Sistema Modulado de Ensino, um sistema pioneiro em todo o Brasil, onde o aluno tem a oportunidade de se matricular em qualquer mês do ano. Esse método inovador, aprovada pelo MEC, otimiza o tempo do aluno, que não precisa esperar o fim do semestre para iniciar seu curso, apenas a Faculdade CET, no Brasil, está autorizada a funcionar com essa proposta pedagógica, pois o MEC já o validou, com excelente pontuação.

A Faculdade CET implementa o princípio da aprendizagem centrada no aluno, como protagonista do processo, tendo a disposição suporte tecnológico, sendo o professor a diretriz, a fonte de orientação, mas também participa do processo de aprendizagem, onde se estabelece campos de interação e construção de representações, cada um colocando suas ideias, trocando opiniões, com base em um referencial cientifico, legitimam suas argumentações discutidas coletivamente, constroem e sistematizam um novo conhecimento para provocar novas questões. Assim, executa as Boas Práticas Docentes Inovadoras, como vetor de transformação e superação do ensino tradicional, anacrônico as transformações científicas, econômicas e sociais da sociedade do conhecimento, para fornecer um ensino de excelência e qualidade, conforme as diretrizes o MEC, nos instrumentos de avaliação.

– “Esta proposta inovadora muda a vida das pessoas, é isso que mais nos deixa realizados com esse projeto educacional”. Professora Tânia Sampaio, Diretora Geral da Faculdade CET.

 

Projeto “Sala de Aula Invertida”

Um dos principais desafios de uma instituição de ensino é ter estudantes engajados. Por isso, é comum que muitas delas procurem adotar diferentes abordagens pedagógicas. Nesse sentido, a Faculdade CET desenvolve vertentes mais dinâmicas e eficazes para conquistar o engajamento dos alunos com a prática pedagógica da sala de aula invertida.

Baseia-se em repassar parte da responsabilidade do aprendizado para o aluno, que recebe materiais para estudar em casa. A sala de aula, nesse caso, serve para discutir os assuntos estudados e para desenvolver projetos e trabalhos. Isso dá autonomia ao aluno e faz com que ele tenha mais proximidade com os conteúdos abordados.

Na sala de aula invertida o professor da Faculdade CET mantém seu papel fundamental na preparação do material de estudo de acordo com a grade do curso. Ou seja, o aluno não fica com a responsabilidade total de pesquisar sozinho o tema abordado nas aulas.

Esse material aborda os temas de forma completa — ou seja, a sala invertida ainda é diferente da Educação a Distância. São introduções para que o aluno chegue informado à sala de aula e saiba debater sobre os tópicos presencialmente.

Assim, a sala de aula invertida na Faculdade CET consiste em disponibilizar material para que o aluno estude em casa e vá até a instituição de ensino para fazer trabalhos e ter mais aprofundamento no tema.

Projeto “Acompanhamento 20% Semipresencial”

Na Faculdade CET, os cursos ofertados pela Instituição, conforme previsto nos projetos pedagógicos, ministra 20% da carga horária de todas as disciplinas teóricas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), respaldo pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº. 9394/96, artigo 80 e pela Lei Federal nº10.172/2001 que concebe na educação, em sua globalidade, como direito preliminar de cidadania e um dever prioritário do Estado democrático aprovando o Plano Nacional de Educação por meio de políticas básicas e obrigatórias, que garantam vinculação ao mundo do trabalho.

Consta ainda no Plano Nacional de Educação que “[...] preciso ampliar o
conceito da educação a distância para incorporar todas as possibilidades propiciadas
pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI) para todos os níveis e
modalidades de educação”

A estruturação do ensino a distância requer tecnologia avançada, equipe de profissionais altamente especializados e a correta aquisição dos equipamentos e softwares que permitam o gerenciamento das plataformas específicas facilitando a interatividade e a navegação nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

O EaD atende aos princípios de economicidade e praticidade, uma vez que
alcança uma imensa parcela da população a custo operacional bem mais baixo quando
comparada à educação presencial. Somam-se a isso, a velocidade das informações, a
interação aluno/aluno e aluno/professor e a liberdade de autonomia tão valorizadas no
atual contexto do mundo do trabalho.

Projeto “Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo”

Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociência, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Ao longo da vida profissional, quantas vezes um professor não se depara com um ótimo aluno, mas péssimo estudante? O sistema escolar muitas vezes tende a valorizar aquele que decora conteúdo para tirar uma boa nota, e não necessariamente aquele que aprende de verdade.

Cada vez mais o interesse dos educadores/professores pelos hábitos e métodos de estudo é maior, pois cada vez mais é a noção de que um bom acompanhamento no processo de aprendizado é revelador de sucesso escolar, o aluno deve ser abarcar de um conjunto de instrumentos para se construir num bom formando.

A motivação para o estudo é um dos componentes mais importantes em todo o processo de aprendizado, deste modo torna-se imprescindível que o aluno possua motivação para aprender.

 “Estudo é o esforço ou trabalho que uma pessoa aplica para aprender algo” – Ou seja, estudo é tudo que você faz para conseguir aprender qualquer coisa

O Projeto “Técnicas de Estudos” da Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET vista a concretização das finalidades dispostas no art. 43, IV e V, e art. 53, § 1º, IV, da  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e na Lei N° 10.861/2004 (que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES), e visa a promoção da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; além de suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; bem como executar programação das pesquisas e das atividades de extensão.

Programa de Nivelamento

As relações interindividuais impostas pela sociedade moderna e contemporânea exigem que todos os indivíduos sejam dotados de competências que os habilitem ao pleno exercício do trabalho da cidadania. A Faculdade CET desenvolve ações através de programas de nivelamento para minimizar as desigualdades de cognição oriundas de ensino e aprendizagem deficientes. Trabalhamos para tornar os estudantes aptos para a leitura, para a interpretação e para a reflexão eficaz dos principais códigos linguísticos, lógicos, matemáticos e tecnológicos ligados os conhecimentos e habilidades necessários para atingir o perfil profissional proposto no projeto do curso. O Programa de Nivelamento da Faculdade CET trabalha para detectar e corrigir as deficiências de formação cognitiva a fim de possibilitar ao estudante prosseguir nos estudos competindo, com simetria, com colegas de curso.

Programa de Captação de Alunos

O mundo mudou, a forma como a "educação transforma vidas" também. Está na hora de se questionar. De alterarmos o nosso modelo mental e visão tradicional sobre como mitigar a evasão no Ensino Superior e consequentemente o modo como captamos nossos clientes/alunos.

A maneira como nos comunicamos também mudou, acompanha as inovações tecnológicas da educação, de forma integrada, utilizando ações de base e tecnológicas.

Vamos pensar nas profundas mudanças vivenciadas na última década: os celulares agora são smartphones, a internet pode ser acessada facilmente na palma da mão. A informação é a apresentada de uma forma muito mais veloz, sagaz, integrada. A agilidade se faz presente em todas as ações dessas gerações que possuem um comportamento diferente, seguindo paralela a todas as transformações contemporâneas. Por isso, mais do que nunca, a inovação tecnológica na educação é fundamental para captar esses alunos e mantê-los engajados em sala de aula.

Cabe agora às instituições de ensino se adaptarem para que a inovação tecnológica na educação não seja apenas mais uma ferramenta em sala de aula e sim uma mudança de comportamento e forma real de captação dessa clientela.

Inovações, conhecimento do público alvo, comportamento do consumidor e práticas de comunicação integrada, proporcionam resultados reais de captação de alunos, com base nas perspectivas da instituição com serviços de excelência, considerando o processo contínuo de pesquisa, busca e transformação de realidades. Como disse Raimar Richard, “entender e atender o mercado”, lema do objetivo da Faculdade CET.

Projeto de Combate a Evasão

A evasão está relacionada a fenômenos multifatorial, social, econômicos e cultural e afeta diretamente o abandono dos estudantes de seu curso. É importante as causas da evasão para criar alternativas de retenção dos estudantes e criar condições de permanência e conclusão do curso. A evasão e o fracasso estudantil são questões presentes na Educação. Tais fenômenos, merecem atenção em todos os segmentos de ensino e modalidades, especialmente nos países com baixo índice educacionais. A Faculdade CET parte do desenvolvimento de ações para integrar os estudantes no ambiente acadêmico de modo a influenciar positivamente o comportamento dos alunos. Esta é a base do modelo de retenção de Tinto 2000, que argumenta que se as instituições se concentrarem em melhorar as experiências de aprendizagem dos alunos, crescerá a probabilidade de persistirem em seus estudos, lema da Faculdade CET.

“VENHA SER CET!”