OS CURSOS DE EAD DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA - CET
Oferta dos Cursos EaD:
Bacharelados – Duração: 4 anos/ 8 semestres/ CH: 3000H
Administração – Portaria Nº 819, de 16 de Dezembro de 2016
Ciências Contábeis – Portaria Nº 1351, de 2 Dezembro de 2021
Licenciaturas - Duração: 4 anos/ 8 semestres/ CH:3200H
Pedagogia – Portaria Nº 514, de 20 de Julho de 2018
Computação e Informática – Portaria Nº 826, de 16 de Dezembro de 2016
Matemática – Portaria – Nº 32, de 15 de Janeiro de 2018
Todos os cursos seguem as suas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, com Projetos pedagógicos de Cursos – PPCs que apresentam orientações acerca do Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de conclusão de Curso – TCC, Atividades complementares, Práticas Pedagógicas (para as Licenciaturas), Práticas em laboratórios.
A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA FACULDADE CET
Prepara o estudante para ingressar no mercado de trabalho altamente exigente, por considerar indispensável a formação, não somente de profissionais mais qualificados, como também cidadãos participativos socialmente, numa perspectiva de uma combinação complexa e valiosa de habilidades técnicas e socioemocionais.
Desenvolve, assim, o foco na relação teoria e prática como princípio didático-metodológico indissociável, o trabalho em equipe, comunicação, criatividade, interação social, linguagem, planejamento, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, liderança, autonomia para aprender, aprender a aprender, aprender fazendo a partir do acompanhamento competente de profissionais especializados e de uma equipe multiprofissional.
Aulas on-line acontecem em plataforma digital com Percurso de Aprendizagem – PA, visando a construção e mediação os conhecimentos; momentos síncronos e assíncronos; material didático on-line; encontros presenciais com professores-tutores; biblioteca virtual e presencial; práticas inovadoras em laboratórios e estúdio de gravação de aulas e atividades de aprendizagem.
No AVA professores, tutores, coordenação, equipe multidisciplinar e estudantes interagem através de chats, fóruns, web conferências, aulas on-line, entre outros. São disponibilizados calendários e cronogramas dos cursos para acompanhamento permanente das aulas.
EQUIPE MULDISCIPLINAR EAD
Equipe Multidisciplinar, constituída por profissionais com experiência em educação a distância, com competências e habilidades em diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de exercer com (co)responsabilidade pela gestão, planejamento, elaboração, orientação, supervisão, acompanhamento e avaliação de todas as atividades didático-pedagógicas voltadas a educação a distância, observando as diretrizes do Plano de Implantação e Implementação da Gestão dos processos acadêmicos.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO DOS CURSOS
Perfis profissionais instituídos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais _DCNs, que embasam os Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs, contemplando competências e habilidades voltadas as exigências atuais do mercado de trabalho, tendo como critério o foco na relação indissociável entre teoria e prática que se consolida na formação acadêmica técnica, tecnológica e humana em cada curso.
Nas Licenciaturas: Atenção a formação para a docência na atualidade; a articulação com as políticas nacionais para a educação básica, a contextualização da problemática da educação no país, estado e município.
Nos bacharelados: Atenção a um equilíbrio adequado de competências humanas, analíticas e quantitativas; abordagem de problemas e oportunidades a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar.
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Voltado para preparar administradores com sólida formação teórica, envolvendo uma ampla visão das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Assim prepararemos profissionais cuja formação será abrangente, passando por várias áreas do saber do campo social, estando ajustados ao processo de globalização como um todo e da gerência das empresas em particular. O aluno terá uma formação humanística, técnico-científica além de uma visão global para atuar na administração da organização que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões com responsabilidade social, justiça e ética-profissional.
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O futuro contabilista seja capacitado a: I - compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; II - apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; III - revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em ambientes escolares e não escolares, gestão, planejamento e projetos.
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais
como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Voltado a formar egressos que revelem as competências e habilidades comuns para: I - identificar problemas que tenham solução algorítmica; II - conhecer os limites da computação; III - resolver problemas usando ambientes de programação; IV - tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação consciente dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes; V - compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema; VI - gerir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais; VII - preparar e apresentar seus trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito); VIII - avaliar criticamente projetos de sistemas de computação; IX - adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho; X - ler textos técnicos na língua inglesa; XI - empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua a área de atuação profissional; XII - ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefícios que este pode produzir.
COORDENAÇÃO DE EaD
Prof. Dr. Márcio Luciano Pereira Batista