PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO
PORTARIA N° 389, DE 11 de outubro de 2023.
Curso revolucionário foi projetado para atender às crescentes demandas da indústria de tecnologia, preparando os alunos para se destacarem em um mundo cada vez mais orientado pela inteligência artificial.
Curso ofertado na modalidade Presencial Modulado de Ensino, trazendo flexibilidade e permitindo que o aluno que possa trabalhar e se organizar de acordo com o calendário acadêmico que é disponibilizado no
ato da matrícula. Fácil e prático. Lembrando que a Faculdade CET é a única no Brasil que tem essa proposta inovadora e aprovada pelo MEC.
Um curso inovador para profissionais inovadores.
A Faculdade CET é conhecida por sua excelência acadêmica, corpo docente qualificado e infraestrutura de ponta. Os alunos do novo curso de Engenharia de Computação com Inteligência Artificial terão a oportunidade de explorar as mais recentes tecnologias e desenvolver habilidades práticas necessárias para se destacar no mundo da tecnologia.
O curso de Bacharelado em Engenharia de Computação visa a formação profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica, (técnica, e metodológica,) e experiência prática para lidar com
as mais variadas situações e domínios de aplicação. Em linhas gerais, o egresso deve ser capaz de:
(i) aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
(ii) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
(iii) entender, formular e refinar as questões apropriadas;
(iv) obter, modelar e explorar os dados relacionados;
(v) processar os dados e realizar as análises necessárias;
(vi) obter e comunicar o conhecimento relevante;
(vii) apoiar o desenvolvimento e implantação de soluções com base nos resultados atingidos; e,
(viii) entender e atender aspectos éticos e sociais relacionados à sua atuação.
Para isso, deve apresentar as seguintes habilidades e competências:
1. Ter sólida formação nas áreas de Computação, Matemática e Estatística, que permita a aplicação de
conceitos dessas áreas em tarefas de Inteligência Artificial.
2. Utilizar efetivamente técnicas computacionais, matemáticas e estatísticas para, de forma analítica,
avaliar a factibilidade e, quando factível, extrair conhecimento dos dados disponíveis, que permita realizar
descobertas em diferentes domínios de aplicação, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão.
3. Empregar os princípios de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para pesquisar, projetar,
implementar e avaliar novas abordagens e técnicas para construção de ferramentas de análise de dados.
4. Ser capaz de realizar experimentos utilizando diferentes infra estruturas, que apoiem a gestão e o
manuseio eficiente de dados, estruturados e não estruturados, durante o ciclo de vida dos dados aplicados à
Inteligência Artificial.
5. Definir e implementar estratégias de gestão de dados para curadoria, coleta, integração,
armazenamento, visualização, preservação e disponibilização destes para futuro processamento.
6. Gerenciar projetos interdisciplinares que incluam as diversas etapas do ciclo de vida dos dados.
7. Identificar novos desafios, necessidades, oportunidades de negócios e desenvolver soluções
inovadoras.
8. Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos
contextos que levem em consideração questões ambientais, éticas, sociais, legais e econômicas.
9. Trabalhar de forma individual e colaborativa, com profissionais da mesma área ou de diferentes
áreas.
10. Seguir os princípios da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados justa, transparente, sem viés
e respeitando a privacidade, atendendo aos requisitos da legislação de proteção aos dados em vigor.
11. Ter uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o
desenvolvimento da área.
12. Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas ambientais,
sociais e econômicas da região onde atua, do Brasil e do mundo.
13. Utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar.
14. Conseguir atuar em um mundo globalizado do trabalho, buscando o domínio de idiomas
estrangeiros, em particular o idioma inglês.
Para atender essas habilidades e competências ao longo do curso, o egresso deverá passar por várias
experiências de uso do conhecimento adquirido em múltiplos contextos organizacionais e sociais.
Com uma formação sólida, o profissional formado no curso está apto a trabalhar em empresas de
setores diversos, em órgãos públicos e do terceiro setor, além de IES e em institutos de pesquisa.