Monitoria Acadêmica

A monitoria acadêmica é considerada uma das atividades de ensino desenvolvidas no período da graduação pelo estudante-monitor que busca adquirir uma experiência voltada à sala de aula, como uma forma de aproximá-lo da prática docente. Além disso, permite ao estudante-monitor o aprofundamento dos conteúdos lecionados nas disciplinas da graduação que já cursou e foi aprovado, enriquecendo o conhecimento das matérias. Entre os diversos benefícios dessa atividade, ainda é possível citar a possibilidade do monitor ou monitora receber uma bolsa-auxílio da faculdade e pontuação acadêmica.

O trabalho acontece sob a orientação de um professor, que supervisiona as atividades de monitoria. O monitor auxilia outros estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem, esclarece dúvidas e outras atividades definidas no planejamento com o professor da disciplina.  

Objetivo da monitoria acadêmica  

O objetivo da monitoria acadêmica é estimular os estudantes a conhecer as atividades relacionadas a área acadêmica. Além de enriquecer a sua formação, a modalidade é uma experiência interessante para o currículo acadêmico e profissional. 

Além disso, promove a cooperação entre discentes e docentes, estimulando a troca de conhecimentos. Outro benefício da monitoria é melhorar a qualidade do ensino ao incentivar o enriquecimento da vida acadêmica dos alunos. Em alguns casos, o estudante-monitor recebe uma bolsa-auxílio mensal que favorece a permanência estudantil nas instituições de nível superior. 

A monitoria é uma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, obrigatórias nas instituições de nível superior.

O que faz um monitor?

Na Faculdade CET, o monitor é responsável por dar apoio ao professor na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem em uma disciplina. Veja quais são algumas das principais atividades:

  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprende como é a rotina acadêmica dos professores.
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;

O que é preciso para ser um monitor na faculdade?

Qualquer aluno matriculado na Faculdade CET que tenha a atividade pode se candidatar à monitoria. Os critérios de seleção são a análise do Histórico Escolar do estudante e do Coeficiente de Rendimento, itens importantes na definição do resultado.

Dos requisitos e condições 

  • Ser aluno regularmente matriculado e frequente em um dos cursos da Faculdade CET;
  • Estar adimplente com as mensalidades do curso a que está matriculado;
  • Ter cursado a disciplina a que pretende se candidatar a vaga de monitoria;
  • Ter sido aprovado na disciplina a que pretende se candidatar com mínimo de nota 8 (oito).
  • Residir nas cidades de Teresina (Piauí) ou cidades circunvizinhas;

Da documentação para inscrição

  • Ficha de inscrição preenchida através de um link disponível na abertura do Edital a cada semestre;
  • Cópia do Histórico escolar;
  • Comprovante de adimplência;
  • Comprovante de matrícula.

Do processo de seleção

  • A seleção constará de análise do histórico escolar;
  • Para cálculo da nota final do processo seletivo, será utilizada a média final da disciplina solicitada;
  • Como critério de desempate será utilizado o maior coeficiente de rendimento escolar;

Das vagas 

O número de vagas será distribuído de acordo com as demandas de disciplinas ofertadas pelas coordenações dos cursos de graduação, divididas em duas categorias: vagas remuneradas com bolsa e pontuação acadêmica, e vagas não remuneradas com pontuação acadêmica em cada curso, para pontuação de atividades complementares. 

Das atividades do Monitor 

Para os alunos do Regime Presencial/Modulado, serão destinadas 4 (quatro) horas por semana para exercício da monitoria, trabalhadas conforme descrição abaixo: 

  1. Durante o período de monitoria o aluno do modulado terá de realizar atividades programadas pelo Coordenador do Curso e pelo professor da disciplina, desenvolvendo atividades de estudo em grupo, tirar dúvidas dos colegas, aplicar exercícios enviados pelo professor da disciplina, realizando atividades de nivelamento.
  2. As atividades de estudo de grupo nas cidades onde moram os alunos, coordenado pelo monitor deverão ter lista de frequência e relatório mensal, contendo objetivos, conteúdos e atividades realizadas, dúvidas e/ou problemas dos alunos sobre os assuntos tratados nas atividades realizadas e sugestões das atividades desenvolvidas entregues ao respectivo Coordenador do Curso.
  3. Os alunos que moram em outra cidade diferente do monitor deverão realizar suas atividades em grupos de no máximo 05 (cinco) alunos, utilizando-se os recursos de interatividade disponíveis na faculdade, como utilização obrigatória do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e reforçada por whatsApp, e-mail, plataforma interativa, aluno on-line, chat, fórum, debate, vídeo, videoconferência e outros meios que estejam disponíveis nos locais onde moram.
  4. O monitor deverá ter a relação dos grupos de estudo, por cidade de origem do aluno e o cronograma de atendimento com dia e hora que estará disponível para realização destas atividades.
  5. Durante o período de monitoria o aluno do Regime Presencial Semestral terá de realizar atividades programadas pelo Coordenador do Curso e pelo Professor da disciplina, desenvolvendo atividades de estudo em grupo, tirar dúvidas dos colegas, aplicar exercícios enviados pelo professor da disciplina, realizando atividades de nivelamento.
  6. O trabalho de monitoria constitui atividade do Programa de Nivelamento;
  7. Os monitores deverão desenvolver atividades de nivelamento, programadas pelo professor da disciplina, para os alunos que forem identificados com deficiências de aprendizagem;
  8. A monitoria deverá ser realizada durante o período que não estiver em aula de forma presencial e via AVA para dúvidas e/ou orientações durante o plantão do monitor de acordo com cronograma;
  9. O trabalho será controlado através de ficha contendo data, hora de início e término, local, dificuldades informadas pelos alunos atendidos, conteúdo trabalhado e assinatura do monitor e do aluno ou grupo atendido;
  10. A atividade do monitor poderá ser individual ou em grupo;
  11. O monitor deverá ficar o tempo destinado à monitoria em local do conhecimento dos alunos que o encontre conforme suas necessidades.

 

Observações: 

*As atividades fora do modulado podem ser realizadas remotamente.

*Todos deverão registrar 04 (quatro) horas de atividade em ficha própria;

 

São competências do monitor (a):

  1. Auxiliar os estudantes na resolução de exercícios e trabalhos;
  2. Auxiliar o professor orientador na produção de informações a respeito das dificuldades mais comuns dos alunos;
  3. Executar outras tarefas designadas pelo Professor Orientador que tenham por objetivo a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem;
  4. Manter constante contato com o Professor, informando-o do desenvolvimento de suas atividades e acatar as recomendações do mesmo;
  5. Comparecer na Oficina de Monitoria para assinar o Termo de Compromisso, na coordenação de curso correspondente à sua monitoria no final de cada mês para entregar as Fichas de Registro das Atividades de Monitoria (Anexos B e C), o Planejamento Semestral das Atividades de Monitoria (Anexo D) e o Relatório Técnico (Anexo E), conforme o Cronograma do Edital (Anexo A);
  6. Zelar pela conservação dos materiais e equipamentos relativos aos laboratórios vinculados à disciplina que monitora, quando for o caso;
  7. Cumprir e fazer cumprir as normas constantes neste Regulamento;
  8. Utilizar nos atendimentos e atividades a bibliografia da Biblioteca Virtual, referente a cada dificuldade informada pelos alunos;
  9. Promover estudos em grupo das dificuldades comuns dos alunos
  10. Encaminhar ao Professor da Disciplina as dificuldades dos alunos e solicitar dele atividades complementares a serem postadas na plataforma para reforço da dificuldade dos alunos.
  11. Sugerem-se outros materiais que possam ajudar o aluno nas suas dificuldades (textos, vídeos, exercícios, testes simulados, discussão em grupo, visita técnica, pesquisa bibliográfica, aulas práticas a serem programadas pelo professor da disciplina, etc.

Da bolsa de monitoria

Enquanto estiver no período de monitoria, desenvolvendo atividades, o aluno receberá a título de bolsa o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais pagos em conta do monitor e carga-horária de 4 horas semanais. 

No caso das monitorias remuneradas com pontuação acadêmica, as horas trabalhadas nas atividades de monitoria serão aproveitadas nas horas de atividades complementares que cada aluno tem obrigação de realizar para integralização da carga horária do curso, em até no máximo 20% do total de horas exigidas de atividades complementares, previstas no Projeto Pedagógico de Curso e na matriz curricular do respectivo curso.