BREVE HISTÓRICO DA FACULDADE CET

A Faculdade de Tecnologia de Teresina - CET é uma instituição de ensino superior, que atua no ensino presencial, nos limites de circunscrição do meio norte do Brasil, no ensino à distância em todo território nacional e nos países conveniados, com sede na Rua Rio Grande do Norte, 790 – Bairro Pirajá. É mantida pelo Centro de Educação Tecnológica de Teresina – CET Francisco Alves de Araújo Ltda, pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, sendo sede e foro na cidade de Teresina-PI.

A Faculdade CET teve origem no Centro de Educação Tecnológica de Teresina, criado em 1998, com a finalidade de oferecer o ensino fundamental de 5ª a 8ª série, nas modalidades regulares, para educação de jovens e de adultos, ensino médio propedêutico, e cursos técnicos de nível médio na área de serviços.

Em 1999, o Centro de Educação Tecnológica também passou a prestar serviços de qualificação profissional para empresas públicas e privadas, estabelecendo parcerias com organismos governamentais e não governamentais, tais como, a Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Comunitária - SETAC, o Sistema Nacional de Emprego - SINE, o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, e o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores na Área de Enfermagem - PROFAE. Através da Resolução nº 055, do Conselho Estadual de Educação do Piauí, datada de 25/06/2002, o Centro deixou de ofertar o Ensino Fundamental (5ª à 8ª série), buscando se adequar ao Decreto presidencial nº 2.406, de 28/11/1997, que regulamenta os Centros de Educação Tecnológica como instituições especializadas em educação profissional.

O Centro de Educação Tecnológica de Teresina foi credenciado pelo Ministério da Educação - MEC como instituição de ensino superior através da Portaria nº 3.391, de 6 de dezembro de 2002, sendo autorizado também, neste mesmo ato, o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (área profissional: informática). Em 2 de dezembro de 2004, através da Portaria MEC n° 3.943, foi autorizado o Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento para Web (área profissional: informática).  Em 11 de julho de 2005, através da Portaria MEC nº 2.433, foi autorizado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (área profissional: gestão).

Mesmo após ter sido credenciado como instituição de ensino superior, o CET continuou oferecendo os seguintes cursos técnicos de nível médio, autorizados pelo Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI):     Técnico em Administração (Del. 016/2003), Técnico em Contabilidade (Del. 016/2003), Técnico em Informática (Del. 016/2003), e Técnico em Enfermagem (Res. 364/2005). A Resolução CEE/PI nº 055, de 5 de junho de 2002, concedeu ao CET a prerrogativa de não mais oferecer o ensino fundamental e continuar com a oferta do ensino médio nas modalidades regular, técnica e de educação de jovens e adultos.

Em 2005, o Centro de Educação Tecnológica de Teresina, como entidade mantenedora da Faculdade CET, continua ministrando: o ensino médio na modalidade regular e para educação de jovens e adultos; o ensino técnico em Informática, Contabilidade, Administração, Enfermagem; e os cursos superiores de tecnologia em Rede de Computadores, Sistemas para Internet, Sistemas de Banco de Dados, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira.

Em 2008, foi autorizada para funcionamento dos cursos de bacharelado em Biomedicina, Farmácia, Engenharia de Alimentos e Enfermagem, no Campus II da Faculdade CET, bairro São Cristóvão em Teresina-Pi.

A denominação de Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET, ocorreu através do Decreto Presidencial no 5.225, de 1 de outubro de 2004, que em seu artigo 3º estabelece que “Os atuais Centros de Educação Tecnológica privada passam a denominarem-se faculdades de tecnologia.”.

Em 2015 foi inaugurada a nova sede na rua Rio Grande do Norte 790, Teresina Pi - Campus Pirajá. A nova sede possui infraestrutura moderna e de qualidade, com 10 mil metros quadrados de área edificada, distribuída em ambientes acadêmicos, administrativos, laboratórios, biblioteca, auditórios, alimentação, áreas de convivência, dentre outros ambientes climatizados, equipados e mobiliados para prestar serviço educacional de excelência, exigido pelo MEC.    

Em 2021, deu inicio o Curso de Bacharelado em Medicina, com uma nova proposta de formação do profissional médico.

A Faculdade CET vem se consolidando na oferta de cursos superiores nos termos da Lei n. 9.496/1996 (LDB) e legislação da educação profissional, com a finalidade de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, tanto presencial como à distância, na área de ciências e tecnologia, buscando contribuir para a educação e desenvolvimento sociocultural da região onde atua.

Para alcançar a finalidade proposta, a Faculdade CET obedecerá aos princípios de respeito à dignidade da pessoa humana, e aos seus direitos fundamentais, condenando qualquer forma de discriminação.

Em médio e longo prazo, a Faculdade CET vem se consolidando na região, como instituição de referência, na formação de profissionais de nível superior na área de ciências e tecnologia, formando profissionais de alto nível e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste.

Como instituição de formação profissional, credenciada nos termos do Decreto nº 2.406/1997, a Faculdade CET tem como características básicas:

I – A oferta de educação profissional, observando o avanço do conhecimento tecnológico. A incorporação crescente de novos métodos e processos de produção, e ainda a distribuição de bens e serviços;

II – Atuação prioritária na área tecnológica, nos diversos setores da economia;

III – Integração efetiva da educação profissional aos diferentes níveis e modalidades de ensino, ao trabalho, à ciência e à tecnologia;

IV –Utilização compartilhada dos laboratórios e dos recursos humanos pelos diferentes níveis e modalidades de ensino;

V – Oferta de ensino superior tecnológico, diferenciado das demais formas de ensino superior;

VI –Oferta de formação especializada, de acordo com as tendências do setor produtivo e do desenvolvimento tecnológico;

VII –Realização de pesquisas aplicadas e prestação de serviços junto ao setor produtivo e à comunidade em geral;

VIII – Estrutura organizacional flexível, racional e adequada às suas peculiaridades e objetivos;

IX – Integração das ações educacionais, com as expectativas da sociedade e as tendências do setor produtivo.

 

Como instituição de ensino superior, a Faculdade tem como finalidades:

 

  • I- Ministrar o ensino, em grau superior, tanto presencial como à distância, para a formação e o aperfeiçoamento de profissionais e especialistas;
  • II- Incentivar a pesquisa e estimular o desenvolvimento de atividades nas ciências, letras e artes;
  • III- Estender à comunidade o ensino e a pesquisa, mediante cursos e serviços especiais;
  • IV- Cooperar na orientação e desenvolvimento da educação profissional, colaborando com entidades públicas e particulares, através de convênios e contratos para a prestação de serviços de qualificação e requalificação profissional;
  • V- Suscitar o desejo permanente de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de dominar os princípios e fundamentos científicos e tecnológicos, que presidem a produção moderna de bens, serviços e conhecimentos, tanto em seus produtos como em seus processos, de modo a ser capaz de relacionar a teoria com a prática e de adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento;
  • VI- Estimular a produção do conhecimento sobre os problemas da Região Meio-Norte, do Brasil e de um mundo globalizado, oferecendo parâmetros para a sua solução;
  • VII- Incentivar o fortalecimento da paz e da solidariedade universal, mediante a educação libertadora, de uma consciência mais profunda, capaz de levar ao entendimento entre todos os povos;
  • VIII- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicação ou de outras formas de comunicação.

 

Os princípios norteadores do projeto pedagógico da Faculdade CET, se configuram como linhas mestras da prática pedagógica dos cursos e de sua gestão, que orientarão todas as ações da comunidade acadêmica interna, tais como, os administradores da Instituição, os docentes, o pessoal técnico-administrativo e o corpo discente.

O Projeto Pedagógico da Faculdade, está fundamentado nas seguintes diretrizes:

I - Os cursos de formação profissional, oferecidos pela Faculdade CET, devem ser assumidos como um projeto único de formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho, tendo como núcleo a formação da cidadania.  Um projeto único de formação, significa buscar a unidade na diversidade dos perfis profissionais, definidos no projeto específico de cada curso oferecido, tornando possível uma construção coletiva de uma totalidade.  Isto implica estabelecer relações democráticas no interior da Faculdade, sendo imprescindível que a comunidade acadêmica interna, esteja sempre aberta para a reflexão sobre sua prática e mobilizada pela vontade política de construir uma instituição, capacitada para a oferta de um ensino superior de qualidade;

II - O respeito à diversidade dos cursos de nível superior, oferecidos pela Faculdade CET, é fator essencial para a formação da cidadania no interior da Instituição.  Ainda que a Faculdade possua uma estrutura administrativa própria e integradora dos seus diferentes setores, existe uma dinâmica diferenciada na gestão de cada curso, que deve ser respeitada e valorizada no que se refere às iniciativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional oferecida.

A pesquisa e a produção científica, associada ao ensino e à extensão, será processo permanente e terá por objetivos:

I - Formar e aperfeiçoar o espírito científico do aluno;

II - Renovar e atualizar a informação, a técnica e a metodologia da aprendizagem;

III - Permitir a plena criatividade do corpo docente e discente e seu aprimoramento cultural;

IV -Contribuir para melhor análise e compreensão da realidade sócio-econômico-cultural e educacional nacional, com ênfase na do Piauí e da Região Nordeste;

V - Fornecer subsídios teórico-práticos para os programas de extensão, para as atividades de estágio e para os projetos de intervenção social na realidade piauiense e nordestina.

As normas de incentivo à pesquisa e à produção científica, deverão ser formuladas em conjunto pelas Coordenações de Curso, apreciadas pelos Colegiados de Curso e homologadas pelo Conselho Superior da Faculdade.