Professor participa do curso de Montagem e Anotação de Genomas de Leishmania infantum no Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE)

Postado em 5 de jun. de 2023

O professor doutor Victor Barbosa, coordenador da plataforma multiusuário do CIATEN (Centro de Inteligência e Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados) e supervisor do Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses (LabLeish) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do curso de Montagem e Anotação de Genomas de Leishmania infantum no Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que aconteceu nos dias 30 de maio a 02 de junho, em Recife.

O curso foi ministrado pelo renomado Dr. Wilson Junior, pós-doutorando do LABBE e bioinformata da MGI-Tech, e é fruto da parceria entre o LABBE e o LabLeish, que permitiu a interação de técnicas de sequenciamento genômico e bioinformática, rendendo uma publicação internacional em uma afiliada da revista Nature, Scientific Reports: Application of next generation sequencing (NGS) for descriptive analysis of 30 genomes of Leishmania infantum isolates in Middle-North Brazil.

Para o professor doutor Victor Barbosa, o curso traz conhecimentos que podem ser explorados em diversas áreas, principalmente nos processos laboratoriais. “Participar de atividades como está nos proporciona trazer conhecimento de ponta para o nosso estado, e isso é sempre interessante. Aprender a montar genomas de Leishmania nos proporciona independência nessa técnica, que pode ser moldada para ser aplicada na montagem do genoma de outros organismos, ampliando o nosso leque de colaborações com outros laboratórios nacionais e internacionais”, disse o professor.

Durante as aulas, foram abordados uma visão abrangente do processo de montagem e anotação de genomas, guiando os participantes na aquisição de habilidades práticas. Além disso, foram levantadas discussões interativas acerca de métodos de montagem de genomas e ferramentas para anotação gênica de Leishmania infantum. Esses métodos têm por objetivo elucidar a influência da variação genética natural do parasita e seus mecanismos moleculares na gravidade da Leishmaniose Visceral – também conhecida como calazar – em seres humanos.

Farmácia

04 anos e meio a 06 Anos