Projeto Avivar: cuidar da mente é cuidar da vida

/ Eventos / Noticias / Home

Postado em 26 de set. de 2023

No Brasil e em todo o mundo, o suicídio é uma preocupação crescente, especialmente entre os jovens, com dados recentes indicando que a maioria das vítimas está na faixa etária de 15 a 29 anos. Reconhecendo a importância da prevenção e da promoção da saúde mental, no dia 22 de setembro de 2023, a Secretaria de Saúde de União, em colaboração com os alunos da turma E II do curso de Enfermagem da Faculdade CET, e os profissionais da Equipe de Saúde Aniceto Sousa, localizada no povoado Divinópolis, realizaram o inspirador "Projeto Avivar: cuidar da mente é cuidar da vida."

Este evento, voltado para os estudantes da escola José Ricardo, foi muito mais do que uma simples ação de conscientização; foi um momento de conexão, compreensão e solidariedade. Durante o projeto, os participantes se envolveram em conversas significativas, dinâmicas empáticas, brincadeiras edificantes e atividades de saúde essenciais, como aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar.

Além disso, o Projeto Avivar também trouxe alegria e entusiasmo com danças, sorteios de brindes generosamente doados, como agendas, blocos de anotações, canetas, camisas do evento, livros motivacionais e bolinhas em formato de cérebro para exercitar a mente. Até cestas básicas foram distribuídas, graças à colaboração dos alunos e da Secretaria Social de Desenvolvimento Social de União - SEMASC.

Uma das mensagens centrais transmitidas durante o evento foi a importância de ouvir com atenção aqueles que possam estar enfrentando dificuldades psicológicas. Isso inclui não julgar, não ter preconceitos e não rir dos sentimentos das pessoas, mas sim incentivá-las a procurar ajuda nos postos de saúde. O evento também enfatizou a necessidade de não deixar alguém sozinho quando estiver em um momento de crise e de estar atento aos sinais de tristeza e desesperança de colegas, amigos e familiares. A simples ação de manter distantes os meios letais podem fazer a diferença crucial na redução do risco imediato.

O Projeto Avivar culminou em um lanche refrescante, onde sucos, frutas, geladinhos, salgadinhos e mais sucos foram compartilhados. Com uma participação de aproximadamente 209 pessoas, incluindo professores, alunos, profissionais de saúde, professoras e estudantes do curso de Enfermagem, o evento foi um verdadeiro sucesso, demonstrando o poder da comunidade unida na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio.

A iniciativa "Projeto Avivar: cuidar da mente é cuidar da vida" não apenas trouxe conscientização, mas também deixou uma impressão duradoura de compaixão e solidariedade em União. Acreditamos que cada pequeno gesto e palavra de apoio pode fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios psicológicos, e este evento foi um exemplo inspirador de como a união da comunidade pode salvar vidas.

4,5 anos (semestral) e 6 anos (modulado)